quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Sobre o conceito de arte

Arte. atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito, de caráter estético, carregados de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação; a capacidade criadora do artista de expressar ou transmitir tais sensações ou sentimentos ( ...)

Essa é a denominação de arte encontrada no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.
“Onde vive a Obra” sugere uma provocação ao público. Qual a sua percepção sobre a arte? Por quais espaços ela circula? De onde surge e a quem está direcionada a obra? Qual a melhor maneira de apresentar ou expor uma obra de arte? Existe delimitação? Existe barreira? Existe conceito? Existe a “verdadeira obra de arte”?
Nosso projeto culmina no evento expositivo – a se realizar no dia seis de novembro de 2010, na Escola Guignard –, momento em que serão apresentados os trabalhos produzidos pelos alunos da Pós Graduação Lato Sensu em Artes Plásticas e Contemporaneidade. A exposição acontecerá nos espaços de circulação da Escola Guignard, oferecendo uma movimentação despretensiosa àquele que a visita. A intenção é deixar o público à vontade para seguir o caminho de escolha para a apreciação das obras, sem direcionamento da visita, do olhar ou de sua interpretação.
A partir de hoje, publicaremos textos indicativos das obras que estarão expostas no dia do evento. Aguardamos a participação de todos, dos artistas, dos estudantes, dos demais envolvidos no projeto e de você, que nos lê, com mais questionamentos, sugestões e percepções sobre o lugar em que vive a obra de arte.
O evento e o blog – nosso espaço de discussão – estão de portas abertas a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário